A osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de sofrerem fraturas devido a mínimos esforço, podendo ser classificada em diferentes tipos. Para que você entenda melhor sobre este assunto, o Dr. Alex Sandro Martins da Silva, ortopedista do HCNSC, preparou um material completo, com informações importantes como tipos de osteoporose, fatores de risco, como diagnosticar e qual a melhor maneira de lidar com ela.
Os principais tipos de osteoporose são:
Osteoporose pós-menopausa: atinge mulheres após a menopausa. Pode ocorrer fratura de coluna.
Osteoporose senil: atinge pessoas com mais de 70 anos. Tanto a fratura de coluna quanto a de quadril podem ocorrer.
Osteoporose secundária: atinge pessoas com doença renal, hepática, endócrina, hematológica ou que usam alguns medicamentos, como corticoides.
Quais são os fatores de risco para osteoporose?
Há um conjunto de fatores que influenciam e favorecem o desenvolvimento da osteoporose.
1. Menopausa: com a interrupção da menstruação, ocorre diminuição dos níveis de estrogênio (hormônio feminino), que é fundamental para manter a massa óssea.
2. Envelhecimento: a perda de massa óssea aumenta com a idade.
3. Hereditariedade: a osteoporose é mais frequente em pessoas com antecedentes familiares da doença.
4. Dieta pobre em cálcio: o cálcio é fundamental na formação óssea. Sua obtenção por meio da alimentação é imprescindível para prevenir a osteoporose.
5. Excesso de fumo e álcool: observa-se uma maior incidência de osteoporose entre as pessoas que consomem álcool e fumo em excesso.
6. Imobilização prolongada: o exercício físico constitui um importante estímulo para a formação e o fortalecimento dos ossos. Grandes períodos de imobilização e a falta de exercícios podem levar à osteoporose.
7. Medicamentos: alguns medicamentos, como os corticoides, em tratamentos de longa duração favorecem a redução da massa.
Exame de densidade óssea
Exames para identificar causas e fatores de risco.
O médico pode suspeitar de osteoporose nas seguintes pessoas:
- Todas as mulheres com 65 anos ou mais.
- Mulheres entre o período de menopausa e os 65 anos que apresentam fatores de risco para osteoporose.
- Todos os homens e mulheres que tiveram uma fratura anterior causada por pouca ou nenhuma força, mesmo que a fratura tenha ocorrido quando jovem.
- Pessoas cujos ossos parecem menos densos na radiografia ou cuja radiografia mostre fraturas por compressão vertebral.
Tratamento da osteoporose
- Cálcio e vitamina D
- Exercícios de sustentação de peso
- Medicamentos
- Tratamento de fraturas
O tratamento da osteoporose também envolve garantir a ingestão adequada de cálcio e vitamina D e fazer exercícios de sustentação de peso (como caminhar, subir escadas ou treinamento com pesos, todos fortalecem os ossos). Em geral, recomenda-se o tratamento medicamentoso. Ao tratar pessoas com osteoporose, os médicos também gerenciam outros quadros clínicos e fatores de risco que podem contribuir para uma perda óssea contínua.
Dr. Alex Sandro Martins da Silva, Ortopedista do HCNSC